Criar uma Loja Virtual Grátis
votaçao
o que achou do meu site?
otimo
bom
+/-
ruim
deve melhorar
Ver Resultados

Rating: 2.3/5 (162 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Total de visitas: 40364

Flamengo

Flamengo



Nome Completo:

Clube de Regatas Flamengo

Apelido(s):

Mengo, Rubro-Negro, Mengão, Urubu

Fundação:

1895

Estádio:

Maracanã

Presidente:

Márcio Braga

Manager:

Caio Júnior

Liga:

Campeonato Brasileiro

Fatos & História

Tabela de conteúdo

[esconder]

Geral do Clube

Originalmente fundado em 1895 como um clube de remo para competir contra outros vizinhos no Rio de Janeiro, o Clube de Regatas Flamengo adotou o futebol oficialmente apenas como segundo esporte em 1911.

Bairro do Flamengo no começo do século XX
Bairro do Flamengo no começo do século XX

Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil e tem a maior quantidade de torcedores do país. O time manda seus jogos no mundialmente conhecido estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que depois de passar por uma reforma em 2007 diminuiu sua capacidade para 95 mil pessoas.

Maior torcida do mundo A discussão sobre o número de torcedores de uma torcida é sempre controversa, e no caso do Flamengo não é diferente. Há poucas, ou nenhuma duvida de que o Rubro-negro é o time mais popular do Brasil, mas dizer que ele é o primeiro do mundo em número de torcedores é no mínimo discutível. Porém, uma recente pesquisa publicada na internet por uma revista brasileira, levando em consideração certos fatores, deram ao Flamengo o título de maior torcida do mundo. Os três mais populares times de cada uma das 11 ligas na Europa, na América e na Ásia foram colocados na pesquisa, e depois disso foi concluído que o Flamengo, com 32,6 milhões de torcedores é o clube com maior número de torcedores em seu país de origem. Isso certamente é um bom tópico para ser contestado e discutido pelos amantes do futebol por todo o mundo.

 

História do Clube

O Flamengo se situa no bairro com o mesmo nome no Rio de Janeiro. Ele é um time da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Atualmente também está disputando a Taça Libertadores da América. O time tem uma história de sucesso tanto nacionalmente quanto internacionalmente, jogadores famosos e títulos.

Tem uma grande controvérsia sobre a quantidade de títulos nacionais que o Flamengo conquistou. De acordo com a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, o Flamengo ganhou quatro Campeonatos Brasileiro – 1980, 1982, 1983 e 1992, mas para seus torcedores a história é um pouco diferente. Em 1987, por causa de um desentendimento entre a CBF e o Clube dos 13 (grupo dos 13 maiores clubes do Brasil), a Copa União foi criada para ser uma solução alternativa. O novo campeonato contava com os 13 grandes além de Goiás, Santa Cruz e Coritiba, deixando o Guarani, vice-campeão do Campeonato Brasileiro do ano anterior, e o América-RN, quarto colocado, de fora da competição. No final o Flamengo foi campeão da Copa União, mas a CBF deu o título brasileiro para o Sport Recife. O caso foi parar nos tribunais e no final o Sport foi considerado campeão nacional de 1987, mas para todos os torcedores do Flamengo o time tem 5 títulos brasileiros, e isso é inquestionável para eles.

História

Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 1895 por um grupo de jovens que moravam no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Remo era, na época, o esporte da elite do Rio de Janeiro, e esse jovens decidiram criar seu próprio time para competir com os de outros bairros e se tornar populares com as mulheres. No começo do século XX, o futebol começou a ganhar popularidade no Rio de Janeiro. Mas o Flamengo não tinha um setor no clube dedicado ao esporte. Isto causou um fato curioso: alguns atletas dividiam o seu dia entre remar pelo Flamengo de manhã e jogar futebol no Fluminense de tarde. Alberto Borgeth foi um deles. E isso também acontecia com alguns torcedores. Eles torciam no remo para o Flamengo e no futebol para o Fluminense. Em 1903, o Flamengo deu o primeiro passo para criar um time de futebol. Alguns amistosos foram marcados, mas por causa do setor de remo do clube não suportar a idéia de um time de futebol, os jogadores ainda não podiam vestir as cores do clube.

Alberto Borgeth era, em 1911, capitão do time de futebol do Fluminense que estava perto de conquistar o Campeonato Carioca, mas por trás das portas a situação não era tão boa assim. Borgeth estava insatisfeito com os diretores do clube, e logo depois de ganhar o título, ele liderou um grupo de mais 10 jogadores que deixaram o Fluminense e foram para o Flamengo.

Time do lamengo em 1912
Time do lamengo em 1912

Mesmo com os novos membros sendo aceitos, a disputa interna continuou por mais um mês, quando, no dia 24 de dezembro, uma assembléia fez do time de futebol do Flamengo uma parte oficial das atividades do clube. O futebol do Flamengo se tornou popular desde o começou. O time treinava na praia do Russo, sob os olhos dos moradores, que aproveitavam para observar os jogadores e logo se tornaram torcedores. O primeiro jogo oficial do clube foi também a vitória mais espetacular do time, o Flamengo derrotou o Mangueira por 15 a 2. Isso também ajudou a aumentar a sua popularidade.

A “Era Zico”

Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, merece seu próprio capítulo na história do Flamengo. Ele é de longe o maior símbolo do time que ganhou respeito mundial e fez o Flamengo se tornar o clube brasileiro mais conhecido no mundo por muitos anos.

Zico, o segundo da direita para a esquerda - em 1971 com 17 anos
Zico, o segundo da direita para a esquerda - em 1971 com 17 anos

Em 1967, com 13 anos de idade ele ingressou nas categorias de base do Flamengo, e quatro anos mais tarde fez sua primeira partida no time principal. Mas foi em 1978 que ele se tornou capaz de liderar o Flamengo por vários anos vitoriosos na década seguinte

O time do Flamengo ganhou o Campeonato Carioca de 1978, e repetiu a dose em 1979, dessa vez invictos. Em 1980 foi a vez de conquistar o Campeonato Brasileiro, e em 1981 a América e o Mundo.

Time do Flamengo de 1981
Time do Flamengo de 1981
Poster da Copa Intercontinental de 1981
Poster da Copa Intercontinental de 1981

O Flamengo derrotou o Cobreloa, do Chile, na final da Copa Libertadores, e carimbou a passagem para disputar a Copa Intercontinental no Japão, onde iria enfrentar o Liverpool da Inglaterra.

Demorou apenas 45 minutos para o Flamengo apresentar um grande futebol e atordoar os espectadores e também o clube inglês, que não pôde reagir aos três gols marcados pelo Rubro-negro. Essa foi a primeira vez desde o Santos em 1963 (com Pelé), que um clube brasileiro conquistou a Copa Intercontinental.

Depois disso, Zico ainda ajudou o Flamengo a coquistar os Campeonatos Brasileiro de 1982 e 1983, antes de assinar uma transferência multimilionária com a Udinese. Ele retornou ao Brasil em 1986, apenas em tempo de ajudar o Flamengo a ganhar outro Campeonato Carioca e sofrer uma séria contusão no joelho, que nunca recuperou direito.

Em 1989, Zico jogou sua última partida oficial pelo Flamengo no clássico contra o Fluminense. Foi o fim de um ciclo que levou o Flamengo à galeria dos melhores times do todos os tempos.

 

Rivais

Destaques do atual elenco

Depois de muitos anos não conseguindo ficar entre os melhores times do Campeonato Brasileiro, o Flamengo teve uma grande temporada em 2006 e conquistou a Copa do Brasil. Em 2007, o clube teve uma outra grande temporada e terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação. Isso deu ao Rubro-negro novamente a oportunidade de disputar a Copa Libertadores da América.

Juan, Ibson e Obina - jogadores do atual elenco do Flamengo
Juan, Ibson e Obina - jogadores do atual elenco do Flamengo

O time treinado por Joel Santana trouxe alguns nomes conhecidos e outras promessas. O meia Kléberson é possivelmente o jogador mais conhecido do elenco. Ele começou a sua carreira no Atlético Paranaense e fazia parte da Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 2002 no Japão e Coréia do Sul. Após a Copa do Mundo, Kléberson se transferiu para o Manchester United, onde não conseguiu repetir o mesmo sucesso. Em 2005 ele foi para a Turquia jogar no Besiktas e em 2007 retornou para o Brasil para assinar com o Flamengo.

A nova sensação do Flamengo em 2008 é o lateral-direito Léo Moura. Ele é o típico caso de um estouro tardio. Léo Moura começou a sua carreira no Botafogo, muito jovem foi vendido para o Germinal Beer, da Bélgica. Também atuou pelo ADO Den Haag da Holanda, retornou para o Botafogo, jogou pelo Vasco da Gama, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Sporting Braga e finalmente chegou ao Flamengo em 2005. O mesmo time que o recusou em uma peneira, foi o time que o levou, com 29 anos, para a Seleção Brasileira.

Outros jogadores valiosos do Flamengo em 2008 são: o jovem goleiro Bruno, o veterano zagueiro Fábio Luciano, o ex-jogador do Arsenal Juan, o meia paraguaio Gavillan, e na a frente, Diego Tardelli, Obina, Souza e o argentino Maxi são os responsáveis por marcar os gols para o Flamengo se tornar vitorioso esse ano.

 

Ídolos do Clube

LEONIDAS
Nome completo: Leonidas da Silva
Posição: atacante
Anos com o time: 1936-1941
Partidas: 179
Gols: 150
Títulos: Campeonato Carioca 1939

DOMINGOS DA GUIA
Nome completo: Domingos Antônio da Guia
Posição: zagueiro
Anos com o time: 1936-1943
Partidas: 223
Títulos: Campeonato Carioca 1939, 1942, 1943

ZIZINHO
Nome completo: Thomaz Soares da Silva
Posição: Meio-campo
Anos com o time: 1939-1950
Partidas: 318
Gols: 146
Títulos: Campeonato Carioca 1939, 1942, 1943, 1944

ZAGALLO
Nome completo: Mario Jorge Lobo Zagallo
Posição: ponta
Anos com o time: 1953-1958
Partida: 205
Gols: 29
Títulos: Campeonato Carioca: 1953, 1954, 1955 (como jogador) e 2001 (como treinador)

EVARISTO
Nome completo: Evaristo de Macedo Filho
Posição: atacante
Anos com o time: 1953 - 1957
Partidas: 182
Gols: 102
Títulos: Campeonato Carioca 1953, 1954, 1955

DIDA
Nome completo: Edvaldo Alves de Santa Rosa
Posição: atacante
Anos com o time: 1954-1963
Partidas: 350
Gols: 263
Títulos: Campeonato Carioca 1954, 1955, 1963

JUNIOR
Nome completo: Leovegildo Lins Gama Junior
Posição: lateral-esquerdo/meio-campo
Anos com o time: 1974-1993
Partidas: 857
Gols: 73
Títulos: Campeonato Carioca 1974, 1978, 1979, 1981 e 1991 – Campeonato Brasileiro 1980, 1982, 1983 e 1992 – Copa do Brasil 1990 – Copa Libertadores de América 1981 – Copa Intercontinental 1981

BEBETO
Nome completo: José Roberto Gama de Oliveira
Posição: atacante
Anos com o time: 1983-1989
Partidas: 303
Gols: 150
Títulos: Campeonato Carioca 1986 – Campeonato Brasileiro 1987

ROMÁRIO
Nome completo: Romário de Souza Faria
Posição: atacante
Anos com o time: 1995-1999
Partidas: 240
Gols: 204
Títulos: Campeonato Carioca 1996, 1999 – Conmebol Copa de Ouro 1996

ZICO
Nome completo: Arthur Antunes Coimbra
Posição: meio-campo
Anos com o time: 1971-1990
Partidas: 731
Gols: 508
Títulos: Campeonato Carioca 1972, 1974, 1978, 1979, 1981, 1986 – Campeonato Brasileiro 1980, 1982, 1983, Copa União, 1987 – Copa Libertadores de América 1981 – Copa Intercontinental, 1981